Salamandra a Pellets: como aquecer várias divisões

É do conhecimento geral que uma salamandra a pellets permite ter um calor mais controlado, adequado às necessidades da sua casa. Os equipamentos mais modernos, que como os Modelos  c/ Kit de Ventilação), têm um controle de temperatura que permite uma gestão muito eficaz, doseando a quantidade de combustível (pellets) necessário à produção de calor.

Em termos de salamandras a pellets com saídas de ar quente canalizáveis encontra uma panóplia de modelos, desde salamandras redondas, a salamandras slim e com vários tipos de acabamento de forma a que se adequam a qualquer tipo de decoração. Por norma a maioria das salamandras só possui uma saída de calor canalizável mas também comercializamos salamandras a pellets com duas saídas de ar quente canalizáveis. Assim, além do compartimento em que a salamandra é instalada ainda pode aquecer mais duas divisões.

Instalação

salamandra a pellets

Na instalação é aconselhável colocar a salamandra a pellets numa posição que espalhe o ar quente pelo local onde está e numa direcção o ajude a sair da divisão. É aconselhável que as saídas de calor não sejam muito distantes.

Se puder escolha uma parede que possa passar logo directamente e coloque a grelha de saída o mais em baixo possível.

Para divisões mais distantes pode ainda instalar um ventilador (no sótão, por exemplo) para que o ar quente circule. No entanto o rendimento é inferior, por levar mais tempo a chegar ao destino e existirem perdas de calor ao longo das condutas.

Nem sempre a construção da casa é adequada a uma instalação deste tipo, por isso há que criar prioridades. Deverá determinar quais as divisões mais importantes e quais podem ser influenciadas pelo ar quente que sairá do local onde está instalada a salamandra a pellets, excluir essas e ver quais só poderão ser aquecidas através de tubagem.