Recuperador de Calor ou Salamandra?

Neste artigo explicamos tudo sobre Recuperadores de Calor e Salamandras

Pretende instalar um recuperador de calor ou salamandra? Há muitas opções de recuperadores de calor a lenha ou pellets, bem como de salamandras a lenha ou pellets. Para além do design, o importante é que cumpram a sua função, aqueçam de forma eficaz as zonas pretendidas.

Comparativamente com uma lareira tradicional, um recuperador de calor ou salamandra permite poupanças superiores, porque este tipo de equipamentos tem rendimentos muito atractivos, isto é, conseguimos aproveitar a maior parte do calor gerado na queima. É também uma opção mais segura do que a lareira, devido aos materiais resistentes e à porta com vidro vitrocerâmico.

De seguida enumeramos alguns aspectos que deverá ter em conta aquando da sua decisão. Qual é a diferença entre salamandras e recuperadores de calor?

A Instalação

Qual a principal diferença entre um recuperador de calor e uma salamandra? A principal diferença entre um recuperador de calor e uma salamandra reside na instalação. Os recuperadores de calor têm de ser embutidos numa estrutura em alvenaria (tijolo) ou pladur. No caso das salamandras apenas é necessário um tubo de ligação ao exterior (chaminé), não exigindo uma obra. Possuem um acabamento próprio para ficarem totalmente visíveis.

Tamanho da Divisão

O primeiro factor a ter em conta na aquisição de um equipamento para aquecimento é optar por uma solução com a potência necessária para aquecer a divisão, ou divisões que pretendemos. Para além da área convém saber que existem recuperadores e salamandras que só aquecem a área onde são instalados e equipamentos que aquecem mais divisões seja através de saídas de ar quente canalizáveis ou através de radiadores. É necessário planear o local da instalação tendo em consideração duas situações, a chaminé para a saída de fumos e contemplar a possibilidade de uma entrada de ar do exterior.

Material do Recuperador ou Salamandra

O segundo elemento a ter em atenção na compra de um recuperador de calor ou salamandra é o material de que é feito. Pode ser de chapa de aço ou em ferro fundido, sempre com uma porta de vidro vitrocerâmico que permite a libertação de calor.

A solução de aço proporciona uma disponibilidade de calor mais rápido. Enquanto em ferro fundido demora mais tempo a aquecer, mas tem a vantagem de manter por mais tempo a libertação de calor mesmo quando a chama já se extinguiu.

O combustível: Lenha ou Pellets?

Na Smartfire encontra uma vasta oferta de recuperadores de calor e salamandras a lenha ou a pellets. Qual será a melhor opção para a sua casa?

A lenha é uma solução económica, no entanto, suja mais e é preciso fazer a ignição manual. Proporciona uma agradável visão da chama. Tenha sempre presente que a lenha tem de estar bem seca e precisa de um espaço considerável para armazenamento.

Os pellets sujam menos e são uma solução mais eficaz. Uma vez que passaram por processos de secagem de modo a reduzir a humidade, assegurando uma maior eficiência. Adicionalmente, a queima nos equipamentos de pellets pode ser melhor controlada, programada, e até definidos parâmetros de utilização, estipulando a temperatura mínima e máxima de funcionamento.

O Design

Na Smartfire dispomos sempre de soluções actuais a lenha e pellets, com designs mais tradicionais ou mais contemporâneos, compatíveis com a decoração da sua casa.

 Manutenção anual

Ao adquirir um recuperador de calor ou salamandra, tenha também em mente que será necessária uma manutenção anual. A manutenção mais frequente, significa maior eficiência e segurança para a sua casa e para quem lá habita. Não se esqueça que a manutenção de equipamentos a pellets é mais rigorosa e deverá ser realizada por profissionais.