Obter o máximo de calor do seu equipamento a lenha envolve muito mais do que simplesmente atiçar o fogo. Para evitar gastar lenha muito rapidamente, siga estas dicas testadas e comprovadas para maximizar cada tonelada de lenha.

1. Faça uma grande fogueira

Primeiro certifique-se que o recuperador ou salamandra está limpo (grandes depósitos de cinza diminuem a eficiência). Testes de laboratório mostram que a queima em fogo médio a médio-alto fornece a queima mais limpa, produz mais calor e reduz a sujidade na tubagem.

2. Use lenha seca

Lenha humedecida causa fumo e condensação, chamas fracas e baixa produção de calor. Deverá usar lenha cortada, guardada e ventilada em lugar coberto, durante pelo menos 1 ano. Se investir num medidor de humidade teste a lenha no meio, não nas extremidades. A lenha deverá ter uma percentagem de humidade inferior a 20%.

3. Mantenha a sua chaminé limpa

Não se esqueça que uma lareira limpa, um deflector sem cinza acumulada e uma tubagem limpa aumentam a eficiência do seu equipamento. A limpeza periódica da tubagem além de aumentar o rendimento é uma questão de segurança!

4. Compre um equipamento com tamanho e potência adequados

É importante ter um aparelho que seja proporcional ao tamanho do espaço a aquecer. Um recuperador muito grande significa que não será capaz de sustentar fogos quentes tempo suficiente para queimar de forma eficiente e limpa, e ao ter uma salamandra muito pequena significa que acabará por aumentar a potência da mesma. No correcto dimensionamento do aparelho deverá ter eum conta o isolamento da habitação e as eventuais perdas de calor.

5. Opte por aquecimento por zona para maior eficiência

A sua lareira é um aquecedor de ambientes, o que significa que ela pode aquecer a divisão onde está instalada e espaços contíguos. Este é o chamado aquecimento por zonas. A dica é instalar a lareira na parte da casa em que a família costuma passar a maior parte do tempo.

6. Invista num modelo mais recente

As salamandras e recuperadores de calor mais antigos ​​queimam mais lenha em menos tempo. Ao investir num equipamento com um bom rendimento, de Classe A ou superior, com dupla combustão vai poupar lenha.

  • Salamandra Subtil Nº4

    Salamandra Subtil Nº4 10.4kW

    335,00
  • Salamandra a Lenha Nº6 12kW

    369,00
  • Salamandra Subtil Nº4 com Forno

    Salamandra Subtil Nº4 com Forno/Estufa Superior 10.4kW

    375,00
  • Salamandra a Lenha Nº5 12kW

    399,00
  • Salamandra Subtil Nº4 Hexagonal

    Salamandra Subtil Nº4 Hexagonal 10.4kW

    420,00
  • Salamandra ECO 100

    Salamandra ECO 100 6.5kW

    457,00
  • Salamandra a Lenha Nº3 12kW

    494,00
  • Forno Vulcano 80

    499,00