Se mora num apartamento sabe que nem sempre é fácil fazer grelhados sem incomodar a vizinhança. Afinal, o fumo atrapalha muito o processo e, em alguns condomínios, é até mesmo proibida para garantir a segurança de todos os moradores. No entanto, saiba que é possível fazer um grelhado sem fumos!

1 – O espaço

O primeiro passo é avaliar o espaço disponível no apartamento. Planear bem o espaço nunca é demais e por isso deverá tirar as medidas do espaço. Se este ponto for um problema para si pode sempre optar por um prático grelhador portátil que pode colocar na mesa ou numa bancada.

2 – O combustível

Se quiser usar o equipamento num ambiente fechado, recomendamos um grelhador a gás ou pellets. Uma das grandes vantagens do grelhador a gás reside no facto de ter um melhor controlo da temperatura. Sem falar que a limpeza de equipamentos a gás ou pellets é muito mais rápida e prática do que as churrasqueiras que usam carvão.

Outra razão para investir em uma churrasqueira a gás é que ela oferece um acendimento rápido e prático. Basta premir um botão e consegue fazer com que ela funcione para poder fazer um churrasco sem fumos.

3 – A extracção de fumos

Para aqueles que não abrem mão de um churrasco na tradicional churrasqueira a carvão, há dicas para minimizar os fumos. Vale a pena ressaltar também que a gordura da carne, ao entrar em contacto com o fogo, aumenta significativamente os fumos produzidos.  Assim, é importante colocar a carne sobre a grelha quando já não houver o fogo e as brasas estejam no ponto. Se o fumo é um problema para si opte por churrasqueiras com chaminé.

Como fazer um grelhado sem fumos – Dicas

  • Caso esteja a utilizar carvão, nunca atire água para apagar ou controlar o fogo! Para conter as labaredas, o ideal é utilizar as cinzas;
  • Escolha uma grelha adequada — as grelhas argentinas, por exemplo, são uma óptima opção, pois seu formato em v escoa a gordura até um reservatório adequado, evitando fumos;
  • Nas churrasqueiras eléctricas é importante que a superfície esteja bem quente ao colocar a carne — tal cuidado garante que o produto asse ao invés de cozer, além evitar a produção de grandes quantidades de vapor;
  • Deixe a carne à temperatura ambiente antes do churrasco. Caso as peças estejam a uma temperatura muito baixa, arrefecerão a chapa ou grelha e começarão a cozer, produzindo muito vapor, além de estender o tempo de cozedura.

Gostou das nossas dicas para fazer um grelhado sem fumos no seu apartamento? Lembre-se sempre de comprar em empresas especializadas e consultar profissionais antes de instalar qualquer equipamento para garantir a segurança de todos. Desta maneira, pode fazer churrasco tranquilamente para os seus amigos e familiares!

  • Grelhador Performance 440S

    790,00
  • char broil

    Grelhador Performance 220B

    499,00
  • Char-Broil Performance 220S

    Grelhador Performance 220S

    530,00

  • Grelhador a Pellets Happy - Vermelho

    Grelhador a Pellets Happy

    309,00332,00
  • Grelhador a Pellets Party

    Grelhador a Pellets Party

    885,00
  • Grelhador a Pellets Grilly

    Grelhador a Pellets Grilly

    730,00797,00