Existe várias maneiras de reutilizar as cinzas da lareira, como para limpar, desengordurar e até fertilizar o jardim.

Cinzas como fertilizante no jardim

É um truque bem conhecido dos jardineiros, as cinzas da madeira podem ser usadas como fertilizante natural porque são ricas em sais minerais. São particularmente benéficas e apreciadas por plantas perenes, flores (especialmente rosas), arbustos ornamentais, frutas e legumes. As cinzas também são usadas para repelir lesmas e caracóis.

Cinzas na relva

Ao serem distribuídas sem excessos na relva (espalhar com a mão), as cinzas da madeira promoverão a actividade de microrganismos, melhoram o solo e limitam o aparecimento de musgo.

As cinzas da madeira  não são indicadas para as plantas de urze-terra devido ao seu teor excessivamente alto de cálcio.

É verdade que o inverno não é propício à jardinagem. Para que nada se perca, é possível “reservar” as cinzas produzidas pela lareira a lenha em sacos impermeáveis para uso durante a Primavera.

Cinzas para a substituição de produtos químicos

Cinzas, água, uma esponja ou jornal. Aqui está uma receita barata e bastante eficaz para limpar um equipamento a lenha. Como em qualquer produto de limpeza, esta preparação caseira deve ser manuseada com cuidado, sendo recomendável usar luvas.

Além de ser energia limpa e renovável , a madeira revela outras vantagens, graças à reutilização de cinzas resultantes da combustão.

Encontre a melhor solução a para si!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu