Recuperador VISION 1000 AC

O inverno chegou e um recuperador de calor em sua casa, irá dar o conforto e ambiente que necessita. É uma excelente solução económica e ecológica, havendo ainda a oportunidade de complementar com outros sistemas. Os recuperadores de calor, são uma fonte mais eficiente que as lareiras tradicionais. O aumento dessa eficiência deve-se ao seu design, criando um sistema de combustão fechado. Um recuperador de calor é uma excelente opção para aquecer a casa, mesmo que seja só para aquecer o ar, ou melhor ainda, para aquecer o ar e água.

Mais potência não significa melhor!

A potência do seu recuperador indica a capacidade de aquecimento. Ou seja, a transferência calorífica que o seu equipamento fará da energia da lenha para a sua casa, normalmente em kW (kilowatts), e depende directamente da quantidade de lenha que colocar no equipamento.

A potência de utilização é uma recomendação do fabricante, testando os equipamentos com cargas de lenha dentro dos parâmetros razoáveis de funcionamento mínimos e máximos dos equipamentos. Esta potência de utilização mínima e máxima terá consumos de lenha por hora distintos.

Nunca é de mais relembrar, que um recuperador com uma potência térmica mais elevada não é automaticamente o melhor. Tudo depende do tamanho da área que irá aquecer.

Consulte o nosso artigo “Como calcular a necessidade de calor e potência de uma salamandra?“, para saber mais.

Classes de eficiência energética e rendimentocalor potência rendimento

No que toca a equipamentos de calor, temos 4 classes de eficiência, de acordo com as normas CE de classificação de equipamentos de calor. Sendo que na classe 4 temos um menor rendimento do equipamento. Por sua vez, na classe 1 temos um melhor rendimento. Normalmente, numa lareira tradicional, o seu rendimento andará por volta dos 10%.

Em seguida, damos um exemplo, de lenha consumida em uma hora para aquecer aproximadamente 35m2, com um aparelho de 5kW.

  • Lareira convencional: Com um rendimento de 10%, é necessário consumir 12kg de lenha.
  • Recuperador de calor (classe 4): Com um rendimento de 30%, é necessário consumir 4kg de lenha.
  • Recuperador de calor (classe 3): Com um rendimento de 50%, é necessário consumir 2,4kg de lenha.
  • Recuperador de calor (classe 1): Com um rendimento de 75%, é necessário consumir 1,6kg de lenha.

O rendimento é um valor expresso em percentagem, que indica a quantidade de calor gerada pela combustão que será efectivamente emitida para o ambiente.

Por exemplo, se o equipamento tiver um rendimento de 90%, isso significa que se queimar 100kg de lenha, utiliza 90kg para o aquecimento: 10% de perdas e 90% de calor. O rendimento permite compreender quanto é que é possível economizar com o equipamento.

De maneira a tornar o seu recuperador ainda mais eficiente, deve queimar apenas lenha bem seca, usar o melhor tipo de lenha possível, manter a chaminé limpa e evitar queimar produtos inadequados (madeiras com tinta, lixo, etc).

Na Smartfire apostamos na eficiência dos equipamentos que comercializamos, levando a que praticamente todos estejam classificados na classe de eficiência 1, ou seja, com rendimentos iguais ou superiores a 70%.

Manter o regulador de entrada de ar com a abertura no máximo aquece a casa mais depressa?

Não necessariamente. A admissão de ar na abertura máxima, serve para quando se acende o recuperador. Manter o equipamento a trabalhar com a admissão de ar no máximo, irá apenas causar um consumo excessivo de combustível.

Uma admissão de ar entre 10 a 30%, é o recomendado, para obter a máxima eficiência destes equipamentos.

Por outro lado, funcionar com o equipamento com combustões muito fortes durante muito tempo, pode proporcionar deformações ou danos graves na estrutura do recuperador.

Com o recuperador aceso, como devo proceder para abrir a porta?

Conforme o equipamento, é fornecido um manípulo de abertura, que deverá ser inserido no orifício para então abrir a porta.

É indispensável abrir o registo da chaminé antes de reabastecer o recuperador com lenha. De seguida, deverá abrir a porta lentamente, para que não haja uma súbita labareda e para que a tiragem de fumos se faça convenientemente.

A porta deve abrir-se apenas durante o reabastecimento, sendo que, as condições normais de utilização implicam que a porta se mantenha fechada.

Aconselhamos a utilização de luvas de material resistente a altas temperaturas.

Encontre a melhor solução para si!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu

  • Recuperador C180DF

    1.118,00
  • Recuperador 700 Eco 14kW

    Recuperador 700 Eco 14kW

    458,00
  • Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    878,00
  • Recuperador I70/3

    Recuperador I70/3 10.5kW

    849,00