Fornos a lenha recuperam sabores do passado
O regresso às origens e às nossas receitas tradicionais levam-nos a pensar o que fazer nos fornos a lenha. Portanto, este documento deverá ser considerado como, uma breve reflexão sobre os aspectos mais relevantes acerca da instalação e das apetitosas possibilidades de utilização.
Instalação e utilização dos fornos a lenha tradicionais
Ruralidade e gastronomia são dois conceitos muito chegados. A tradição da comida caseira parece ganhar cada vez mais adeptos e, os fornos a lenha estão frequentemente associados às mais variadas iguarias.
Mas convém perceber que estes objectos requerem algum rigor na instalação e como tal aqui ficam algumas sugestões:
- Atenção às dimensões do forno, tendo em conta o espaço disponível e o que pretende confeccionar nele;
- Cuidado com a base ou estrutura onde vai apoiá-lo, solidez e tipo de material a utilizar;
- Pense no seu isolamento térmico, deve considerar o tipo de revestimento para que não perca temperatura;
- O tipo de porta é deveras importante, principalmente para manusear com algum conforto o que coloca ou retira do interior;
- Pense no local onde vai colocar o equipamento e o uso que vai fazer dele, condições de arejamento, etc,etc.
Haverão muitas outras possibilidades a ter em consideração, contudo, deve ponderar muito bem o tipo de forno que pretende. Pode optar por um equipamento mais rústico, ou, algo mais inovador. Independentemente da escolha estas serão forçosamente as condições mais básicas para quem está menos familiarizado com a instalação e respectivo manuseamento.
Fornos a lenha inovadores para manter a tradição
Na realidade o que convêm salientar, é o facto de que, quer os antigos fornos, quer os novos e versáteis fornos a lenha, permitem ambos confeccionar os pratos mais tradicionais, uma vez que, mantêm o rigor dos aromas e dos paladares de outrora.
Vejamos algumas ideias para estimular o palato:
- Leitão assado;
- Bacalhau à lagareiro com batatas a murro;
- Pão de trigo e milho, com chouriço, torresmos ou sardinhas;
- Lombo de porco assado;
- Pizzas diversas;
- Chanfana
- Cabrito;
- Robalo ao sal…
Considerando que estamos decididos e o próximo passo será investir na compra de fornos a lenha, devemos avaliar correctamente o espaço físico disponível. Existem soluções de fornos a lenha mais tradicionais com maior área de forno ou adequados para a confecção de pizzas. O que lhe sugerimos é que não se agarre apenas à tradição e permita que as propostas de evolução e por vezes um pouco mais arrojadas e inovadoras possam fazer parte dos seus planos.