Recuperador Torino 700 AC 34 - Ambiente

Na hora de utilizar o seu equipamento a lenha, é necessário ter em consideração, algumas regras básicas sobre a melhor maneira de conservar o equipamento. Isto, porque o mau uso do seu equipamento pode reduzir a sua vida útil, além de que, pode causar incêndios em casos mais graves.

Cuidados nos primeiros dias

Independentemente do modelo escolhido, nos primeiros dias de utilização deve ter o cuidado de que o fogo seja brando. Isto é importante para não provocar um choque térmico na estrutura do seu equipamento. O metal precisa desse tempo para se ir habituando, porque dilata com o calor. Dessa forma, nos dias pós-compra, necessita de ser aquecido lentamente para não sobrecarregar.

Qualidade da lenha

A qualidade da lenha afecta, directamente a operação do seu equipamento a lenha, e esta deverá estar bem seca para usá-la. Se comprar à última da hora, pouco antes do inverno, deverá garantir que esta se encontra bem seca. Confira sempre o nível de humidade da lenha, junto do seu fornecedor. A humidade indicada para um tronco de lenha, é abaixo dos 20%.

Se quer saber mais sobre que lenha usar, consulte o nosso artigo mais aprofundado sobre este assunto, clicando aqui!

Revisão anual

A manutenção aprofundada do seu equipamento a lenha uma vez por ano, irá garantir com que tenha um aparelho de aquecimento em boas condições de funcionamento, confiável e seguro. Essa manutenção anual do equipamento a lenha, deverá ser feita antes de chegar as estações frias, quando o irá acender.

Limpeza regular

Ter um equipamento limpo, garante uma vida útil mais longa e evita o mau funcionamento. A recolha de cinzas é obrigatória por razões de segurança.

Com a utilização do seu equipamento, irão se acumular depósitos nas tubagens, como fuligem e cinzas. Aspirando o seu equipamento, (é fundamental usar um aspirador próprio para cinzas), irá remover os depósitos e evita assim o risco de incêndio ou envenenamento por monóxido de carbono.

Aqueça de acordo com as suas necessidades

Para optimizar o aquecimento da sua casa, a potência do equipamento deve ser escolhida consoante a área que necessita de aquecer. Tenha em atenção que mais potência não significa melhor!

Ao utilizar o seu equipamento com o lume brando, o seu desempenho irá ser baixo e a combustão imperfeita. Isto irá levar a que se depositem incrustações na chaminé e que se faça uma limpeza mais frequente. Com a combustão imperfeita, também aumentará as emissões de gases tóxicos.

Por outro lado, se o equipamento estiver a funcionar com fogo excessivo, poderá danificar a estrutura do aparelho. Além disso, o seu consumo de combustível irá ser muito grande.

Consulte estes dois artigos para aprofundar mais este assunto:

Limpeza de primavera

A primavera é normalmente sinónimo de limpeza da habitação. O equipamento a lenha não escapa à regra. Usando um pano macio, deve remover todos os vestígios de poeira na parte externa da estrutura.

Para a limpeza do vidro, podem ser usados produtos específicos ou, simplesmente esfregar o vidro com uma bola de papel de jornal humedecido e passado nas cinzas.

Não deve utilizar panos e/ou produtos abrasivos ou quimicamente agressivos. Alguns fogões, já têm uma limpeza automática do vidro, através de uma entrada de ar secundária que impede a acumulação de sujidade no vidro da porta.

Praticamente todos os fogões, têm uma grelha no fundo da câmara de combustão e uma gaveta por baixo da grelha para a recolha de cinzas. Para um melhor funcionamento é aconselhável, esvaziar regularmente a gaveta de cinzas para evitar que fique demasiada cheia. Para uma melhor limpeza utilize um aspirador de cinzas.

Equipamento de qualidade

Por último, mas não menos importante, para ter um equipamento sempre em condições, quando for comprar deve escolher um com qualidade. Deve ter em atenção, ao peso, rendimento do equipamento e materiais usados na construção do mesmo.

A sua qualidade inicial, juntamente com uma manutenção rigorosa, irão garantir um bom desempenho e uma vida útil longa.

Encontre a melhor solução a para si!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu

  • Recuperador C180DF

    1.118,00
  • Recuperador 700 Eco 14kW

    Recuperador 700 Eco 14kW

    458,00
  • Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    878,00
  • Recuperador I70/3

    Recuperador I70/3 10.5kW

    849,00